Em abril e maio, artistas de Alto Paraíso de Goiás apresentam o espetáculo “Nkenda e o Caminho da Arte”, uma comédia infanto-juvenil itinerante que celebra o despertar artístico e o protagonismo feminino, com referências à ancestralidade e mitologia africana. A peça acompanha Ana, uma menina negra e tímida, que sonha participar da mostra de talentos da escola. Guiada pela enigmática Nkenda, ela mergulha em diversas expressões artísticas como música, dança, poesia e pintura corporal.
Com direção de Guily Machovec e atuação das irmãs Ana Flora Drumond e Tainá Terra, o espetáculo estreia em 17 de abril no campus UnB Cerrado e terá 19 apresentações gratuitas em escolas e comunidades, incluindo quilombolas de Cavalcante, Moinho e Engenho II.
A montagem foi inspirada em uma viagem de pesquisa à Bahia e contempla a sustentabilidade em seus figurinos e cenários. O projeto é apoiado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc e visa ampliar o acesso à arte em regiões fora do circuito cultural tradicional. Após a temporada, o espetáculo será disponibilizado gratuitamente no YouTube e terá um livro ilustrado, com campanha de financiamento coletivo em andamento.